Otite. É apenas uma dor de ouvido?


Otite. É apenas uma dor de ouvido?

A dor de ouvido é causa frequente de visitas ao pediatra, a maioria das crianças teve ou terá pelo menos uma otite durante a infância. Quando a criança está com otite, devido ao acúmulo de líquido na orelha média, a audição da criança fica temporariamente prejudicada, passada a crise a audição volta ao normal. Mas quando a otite se torna crônica é preciso ter maior atenção pois longos períodos de privação de estímulos sonoros podem trazer prejuízo ao desenvolvimento do sistema auditivo.
Nosso sistema auditivo começa a se desenvolver na vida intra uterina, mas continua o seu amadurecimento até a primeira década de vida.
Para se desenvolver, nosso sistema auditivo dependente dos estímulos a ele apresentados. Algumas habilidades, como localização sonora, são adquiridas no primeiro ano de vida, no entanto, tarefas mais complexas exigem maturação.
A otite média de repetição necessita cuidados e atenção, pois pode trazer problemas de fala e linguagem. A criança com secreção na orelha média recebe menor quantidade de estímulos do ambiente e, mesmo quando os sintomas desaparecem, este efeito perdura por um período de tempo. Isto pode influenciar o desenvolvimento auditivo, trazendo, desde atraso na aquisição da fala até dificuldades de percepção de sons, como por exemplo, falhas na diferenciação de sons semelhantes como o som f e o som v, o som t e o som d. Estas falhas podem se refletir na fala e na alfabetização.

Helena Toledo de Miranda Amaral
Fonoaudióloga Clínica CRFa14484
Mestre pela State University of NY