Planejamento escolar anual

No planejamento deste ano, optamos por continuar com o trabalho com  projetos com o objetivo de ajudar as crianças a extraírem um sentido mais profundo e completo de eventos e fenômenos de seu próprio ambiente e experiências que mereçam sua atenção. O projeto oferece às crianças encorajamento para tomarem suas próprias decisões e fazerem escolhas, geralmente em cooperação com seus colegas mediados pela professora. Presumimos que este tipo de trabalho aumenta a confiança das crianças em seus próprios poderes intelectuais e reforça sua disposição de continuar aprendendo.

Com os projetos, as crianças têm oportunidade de explorar um assunto com detalhes por um extenso período de tempo e com atividades de observação direta, levantando hipóteses, realizando pesquisas,  representando suas observações, ideias, memórias e emoções, adquirindo assim novos conhecimentos.

Segundo Fernando Hernández, a proposta que inspira o trabalho com projetos está vinculada à perspectiva de conhecimento globalizado e relacional e essa modalidade de articulação dos conhecimentos escolares é uma forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem. Isto implica em considerar que tais conhecimentos não se ordenam de uma forma rígida nem em função de referências disciplinares estabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos. A função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação ao tratamento da informação e a relação dos diferentes conteúdos em torno dos problemas ou hipóteses que facilitem para as crianças a construção de seus conhecimentos.

Dentre as diversas atividades que fazem parte da rotina diária das
turmas - histórias, hora da roda, brincadeiras dirigidas e brincadeiras no quintal, atividades de música, circo, natação, capoeira e educação física infantil, dança e expressão corporal, momentos de alimentação, sono e descanso, higiene pessoal - os projetos se organizam sob um tema pré-determinado por um período planejado mas não necessariamente seguido, oferecendo situações de aprendizagem.

Os temas, a organização dos conteúdos nos centros de interesse, o trabalho em equipe são mais facilmente incorporadas quando as crianças conduzem suas próprias pesquisas e tomam decisões sobre suas atividades. Os projetos abrem espaços para a curiosidade e o espírito investigativo, assim como permite desmembramentos sobre um assunto e rumos inesperados, colocando o professor como parceiro no processo de ensino e aprendizagem.

Ao optar por trabalhar com projetos, utilizamos alguns critérios tais como: a escolha do tema e a o significado para a faixa etária, as possibilidades cognitivas e a disponibilidade, qualidade e adequação dos materiais e recursos, para desta maneira os temas escolhidos tragam referências próximas das crianças pequenas. Para as crianças até 3 anos, que são iniciantes na comunicação oral, se relacionam com o mundo de forma sensório-motoras e se expressam pela ação, não focalizamos os temas em uma determinada área de conhecimento e priorizamos projetos com temas musicais e de movimento.

Para as Turmas a partir de três anos, os temas irão inter-relacionar os diferentes eixos curriculares: identidade e autonomia, linguagem oral e comunicação, conhecimento de mundo e desafios lúdicos e motores.