Atividades extras

A proposta pedagógica da Jatobá é trabalhar com o desenvolvimento integral da criança desta faixa etária (de 7 meses à 6 anos).
Priorizamos a expressão, a linguagem, o movimento e a criatividade para as atividades extras.
Oferecemos:
Aula de Música - às terças no período da manhã; e às quintas no período da tarde;
Aula de Educação Física (Iniciação Esportiva com aulas de capoeira, natação e jogos/circuitos) - às segundas e quartas no período da tarde.
Aula de Expressão Corporal - às terças no período da tarde e às quintas no período da manhã

Educação Física Infantil

Há muito tempo temos conhecimento que a prática da atividade física é essencial para a saúde física e mental do ser humano. Na idade infantil, os benefícios são ainda maiores, pois os órgãos que crescem necessitam ser estimulados fisicamente para ativar e melhorar seus diversos sistemas: ósseo, respiratório, muscular, circulatório, digestivo, dentre outros. Além disso, a prática de exercícios estimula o desenvolvimento psíquico das crianças, ajudando-as a se situarem no mundo, a se socializarem, a tomarem consciência de sua imagem corporal e situação espacial.

Desta forma, buscando o desenvolvimento físico e psíquico das crianças através das atividades esportivas, nossa educação física propõe um grande número de experiências que estimulam tanto o desenvolvimento de habilidades motoras e destrezas específicas, como também o processo da socialização e ações cooperativas. Tal vivência é permitida pela diversificação das aulas, através de uma iniciação esportiva com: Jogos e Circuitos Esportivos e Capoeira, nas quais o lúdico é componente fundamental no processo de ensino-aprendizagem.

Jogos e Circuitos Esportivos – as atividades aqui trabalhadas melhoram a coordenação motora, o equilíbrio, agilidade, tomada de decisões, criatividade e a noção de tempo e espaço das crianças. Utilizando distintos materiais como bambolês, cordas, bolas, entre outros, as crianças adquirem conhecimentos e desenvolvem habilidades motoras através de brincadeiras e jogos, interagindo em seu meio social de forma prazerosa. Socialização, trabalho em equipe, respeito ao próximo, superação e aprender a ganhar e perder, são valores sociais que auxiliam o pleno desenvolvimento intelectual, social e afetivo das crianças para uma convivência saudável em sociedade.

Capoeira – Esse esporte possui como principais benefícios: fortalecimento ósseo, flexibilidade e equilíbrio, força física, tempo de reação, desenvolvimento da coordenação motora, autocontrole e superação dos limites. A capoeira para crianças visa desenvolver a descoberta e a investigação do seu corpo, através da música, da dança, do jogo, do ritmo e da poesia. Brincando com o corpo no tempo e no espaço, essa atividade respeita as diferenças e reconhece a originalidade.

Assim, os benefícios da iniciação esportiva na escola Jatobá, proporcionam às crianças as habilidades e conhecimentos necessários para suas futuras escolhas esportivas. Despertar vontade pelo exercício físico nas crianças vai mais além que a realização da recreação e entretenimento, ainda que diversão seja fundamental para o ensino-aprendizagem em crianças cada vez mais curiosas e adversas à monotonia.

Fernando Toledo - Professora de Educação Física

Dança e Expressão Corporal

Meu nome é Wanessa Di Guimarães, sou a professora de Dança da Jatobá, bacharela e licenciada em Dança pela Unicamp.
Desde os meus estágios durante a graduação, me interessei pela educação infantil e nunca mais deixei de trabalhar a dança com os pequeninos. Já atuei em algumas escolas de educação infantil em Campinas e é com muita alegria que vim parar na Jatobá.
Nas minhas aulas, viso realizar atividades que integrem o conhecimento do corpo e do movimento ao potencial expressivo, sensível e crítico da criança. Prefiro o trabalho simultâneo dos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, e um aprendizado técnico de Dança, que de forma lúdica, se associe ao desenvolvimento do poder consciente de criação e expressão.
Eu e os pequeninos vamos desenvolver juntos, ao longo do ano,criações artísticas a partir de um processo de aprendizagem do movimento vivenciado coletivamente. Para isso, trago nas minhas aulas os conteúdos específicos da Dança, jogos corporais, brincadeiras, interações com as outras modalidades de artes, estímulos por imagens, cores, texturas, cheiros e muitas conversas! Porque quem dança, dança com o corpo inteiro, inclusive com a boca!
Como professora de dança, sou antes professora de arte. O que eu mais quero é conseguir manter nos meus pequeninos a imaginação,o interesse pelas miudezas,a valorização das “insignificâncias”,o gosto pela arte!Que eles sejam capazes de interromper, modificar, agir, se expressar. Que reparem que sua ação é dotada de poder transformador! Que façam boas peraltagens com seus corpos, mesmo depois de crescer!